terça-feira, 10 de março de 2009

Darth é FIV/FeLV negativo! :D

Só testamos um dos irmãos ($$$), mas quais as chances de que, depois de longos 9 meses de convivência, apenas 1 dos 3 irmãos seja negativo, especialmente para FeLV, cuja transmissão é mais fácil? Sem contar que eles vieram da mesma "fábrica" de filhotes que os outros 'resgatos', muitos deles também testados e todos com resultados negativos (nunca tivemos um caso de FeLV por aqui até agora, felizmente). ;)

.
¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤
.
Aproveitando o assunto, aí vai um pouco de informação:
.
FIV
.
.- o vírus é transmitido apenas entre felinos, ou seja, humanos e outras espécies (cães, pássaros, etc) não correm risco de infecção.
.
- o FIV não é uma sentença de morte. Muitos gatos infectados, se bem cuidados e protegidos, podem viver tanto quanto gatos negativos. (conheça a Fiona, nossa ex-resgatinha FIV+)
.
- o principal meio de transmissão é através de mordidas profundas. Lembrando que a transmissão do vírus da Imunodeficiência Felina é diferente da transmissão do vírus da Leucemia Felina. Cuidado com o terrorismo de alguns veterinários incompetentes!
-
"O FIV é transmitido quando um gato morde o outro; raramente uma gata infectada transmite o vírus para seus filhotes.
O FeLV é transmitido quando a saliva ou urina de um gato infectado entra em contato com outro gato. Isto pode acontecer quando os gatos se lambem ou quando compartilham vasilhas de água, comida e liteiras" - AAFP (American Association of Feline Practitioners)
..
Para ler, aprender e adicionar aos favoritos:
.
.
Importante: cuidado com veterináriozinhos formados pelas "Universidades Tabajara", que aterrorizam donos desesperados afirmando bobagens, baseados em "achismo" e preconceito. Se você acabou de descobrir que seu gato é FIV+, pelamordedeus, pesquise MUITO sobre o assunto na internet, leia todos os artigos que puder, especialmente nos sites gringos (se seu inglês permitir), procure um veterinário especialista em felinos e fuja correndo de comunidades de "desorientação veterinária" do orkut ou yahoo respostas da vida.
.
FeLV
.
- assim como o vírus do FIV, também é transmitido apenas de gato para gato.
.
- é um vírus frágil que não resiste muito tempo no meio ambiente e é facilmente destruído por desinfetantes comuns. Não fique paranóico achando que com um simples carinho num animal de rua vc vai infectar todos os seus gatos. ¬¬
.
- como evitar a doença? Testando os seus e os gatos que decidir adotar no futuro. E, claro, criando todos com responsabilidade, ou seja, sem acesso à rua.
.
- existe vacina contra o vírus, mas apenas gatos testados (e negativos, óbvio) e criados de forma irresponsável, com acesso à rua, ou que tenham contato com algum gato positivo devem ser vacinados. Alguns mercená...oops...veterinários tentam empurrar a quíntupla para gatos criados indoor com a conversa fiada de que é "mais completa" (e mais cara, claro). Não caia nessa.
.
Para ler e se informar:
.

3 comentários:

Lisa Santos disse...

Boa Tarde... Estou mais tranquila agora que li este assunto no seu blog... Tenho 10 gatos e 5 estão no gatil, onde estamos com suspeita de um destes 5 estar com FeLV, o macho, de +/- 3 à 4 anos, castrado. Estou um pouco assustada, mas me tranquilizei aki em seu blog, já que li que o vírus é fragil.Sempre limpo o gatil com água sanitária e AJAX. Acho que posso ficar mais calma. Mesmo assim, já marquei com meu vet para ir em nossa ksa visitar o bixano, pois há necessidade de exames laboratoriais para saber se ele está mesmo contaminado. Obrigada, obrigada!!! (Lisa Santos - lisasantos.ilovemycats@hotmail.com)

Me Adota? disse...

Que bom que as informações ajudaram!
Torço para que o resultado do exame do seu gatinho seja negativo. ;)

Tânia Rocha disse...

Adotei um gato FIV e agora penso em conseguir uma companhia para ele (é super saudável e faço sempre acompanhamento médico para ver suas taxas). Fico sempre em dúvida se poderia ser um gato sem FIV ou teria que ser FIV. Os veterinários dizem que tem que ser FIV, mas depoimentos de pessoas que têm gatos, dizem o contrário. Bem, será que podiam me dar uma orientação? E será que vocês conhecem algum FIV que esteja disponível para adoção, mas em condições saudáveis? Meu gato é somente FIV e não FELV.
Solicito a gentileza de responder no meu e-mail: tcdor@uol.com.br